Este blog tem por objetivo dar suporte às participações virtuais dos alunos matriculados na disciplina de Clínica Médica do Curso de Extensão na Área da Saúde - Univali. Será alimentado conforme cronograma distribuído aos alunos no primeiro dia de aula, devendo ser correspondido durante os momentos apropriados, detalhados no cronograma, por meio de comentários aos respectivos posts.

- Prof. Alexandre e Prof. Emerson -

domingo, 7 de março de 2010

Questões - Espondilite Anquilosante

Com relação à espondilite anquilosante, responda às seguintes perguntas:

1. Qual a principal articulação comprometida?
2. Cite três dos principais sinais e sintomas da doença.
3. Com relação ao tratamento, qual a classe de medicações mais indicada?

Prof. Alexandre

15 comentários:

YRIS R. GARCIA VASQUEZ disse...

NA ESPONDILITE ANQUILOSANTE É MUITO CARACTERISTICO ATINGIR O SISTEMA MUSCULO ESQUELÉTICO AXIAL, INICIANDO-SE GERALMENTE NAS ARTICULAÇÕES SACRO-ILIACAS E EXPANDINDO-SE, À REGIÃO LOMBAR DA COLUNA VERTEBRAL. NOS CASOS MAIS GRAVES PODE EXPANDIR-SE EM TODA A COLUNA VERTEBRAL E AS ANCAS.

YRIS R. GARCIA VASQUEZ disse...

NA ESPONDILITE ANQUILOSANTE TEMOS SINAIS E SINTOMAS :
DOR.- MAL DEFINIDA PERSISTENTE, PREDOMINIO NOTURNO, AGRAVANDO-SE COM O REPOUSO E ALIVIADA COM A MOBILIZAÇÃO, EXERCICIO FISICO O BANHO QUENTE.

RIGIDEZ.- DE PREDOMINIO MATINAL, ASSOCIADA A DOR, TEM DE SER RESOLVIDA PORQUE DE OUTRO MODO PODE CONDUCIR A PERDA DOS MOVIMENTOS A NÍVEL DAS ARTICULAÇÕES.

OSTEOPOROSE.- APARECE EM ESTADIO INICIAL DA EVOLUÇÃO. A SINDESMOFITOSE NÃO COMPENSA O OSSO FUNCIONAL PERDIDO MAS AGRAVA A PERDA POR ALTERAR O PADRÃO MORFOLOGICO DE RESPOSTA FUNCIONAL, FADIGA ANORMAL E ENTESITE.

YRIS R. GARCIA VASQUEZ disse...

ATUALMENTE AS PERSPECTIVAS DE TRATAMENTO PARA PORTADORES DE EA SÃO MUITO MELHORES DO QUE HÁ POUCO MAIS DE UMA DÉCADA. É NECESSÁRIO QUE A ABORDAGEM DE PACIENTES ESPONDILÍTICOS SEJA FEITA DE FORMA MULTIPROFISSIONAL. DA EQUIPE DE ATENDIMENTO DEVEM FAZER PARTE FISIOTERAPEUTAS, PSICÓLOGOS , TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DENTRE OUTROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE. PROGRAMAS DE TREINAMENTO FÍSICO SÃO INDICADOS PARA PORTADORES EM DIVERSOS ESTÁGIOS CLÍNICOS DA DOENÇA; DESDE AS FORMAS INICIAIS ATÉ AS MAIS INCAPACITANTES. ATUALMENTE O INFLIXIMIB E O ETANERCEPT ESTÃO APROVADOS PARA O TRATAMENTO DE DOENTES COM EA ATIVA, QUE NÃO RESPONDEM ÀS TERAPÊUTICASCONVENCIONAIS. A TERAPEUTICA ANTI-TNF-ALFA PARECE SER EFICAZ E SEGURA , PERMITINDO A MELHORIA DOS SINTOMAS, DA CAPACIDADE FUNCIONAL E DA QUALIDADE DE VIDA DOS DOENTES. NO ENTANTO, ALGUMAS QUESTÕES FALTAM ESCLARECER: A EFICACIA NO CONTROLE DA PROGRESSÃO DA DOENÇA, QUAIS OS DOENTES EM QUE O TRATAMENTO É APROPRIADO, QUANDO DEVE SUSPENDER-SE O TRATAMENTO. NA REALIDADE SÃO NECESSARIOS MAS ESTUDOS SOBRE EFICACIA, TOXICIDAD E UTILIZAÇÃO DOS ANTAGONISTAS DO TNF A LONGO PRAZO PARA MELHOR DEFINIR O SEU USO NA PRATICA CLINICA DIARIA.
OS ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTERÓIDES (AINE) SÃO UM MARCO IMPORTANTE DO TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DE PACIENTES ESPONDILÍTICOS,SENDO QUE NOS PACIENTES QUE NÃO RESPONDERAM A PELO MENOS 2 AINES, NO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO DE 3 MESES E QUE APRESENTAM ENVOLVIMENTO ARTICULAR PERIFÉRICO PROXIMAL (QUADRIS E OMBROS) OU DISTAL (DEMAIS ARTICULAÇÕES PERIFÉRICAS), PODEM SER UTILIZADAS A SULFASSALAZINA(30 A 50 MG/KG/DIA) E O METOTREXATE (7.5 A 25 MG SEMANAL).PROLONGADA. EXISTEM FORTES EVIDÊNCIAS DE QUE OS AGENTES IMUNOBIOLÓGICOS REPRESENTAM UMA ÓTIMA OPÇÃO TERAPÊUTICA NOS PACIENTES COM ATIVIDADE DE DOENÇA NA EA REFRATARIA AO USO DOS AINES. NA EA, EXISTEM ESTUDOS COM INFLIXIMABE, ETANERCEPTE E COM O ADALIMUMABE. VALE A PENA LEMBRAR QUE ATÉ O MOMENTO , NENHUM DOS AGENTES IMUNOBIOLÓGICOS ANTI-TNF ESPECÍFICOS MOSTROU-SE SUPERIOR AOS DEMAIS.

YRIS R. GARCIA VASQUEZ disse...

O PACIENTE MENCIONADO APRESENTA UM DISTURBIO ACIDO-BASICO ,DO TIPO ACIDOSE, PARTINDO QUE A GASOMETRIA DE SANGUE ARTERIAL APRESENTA UM pH DE 7,25 , CONSIDERANDO-SE ESTE AUMENTADO DESDE QUE OS VALORES NORMAIS VARIAM DE 7,35 ATÉ 7,45.

Anônimo disse...

Raphaella Salto

1) A espondilite anquilosante afeta as articulacoes da coluna (intervertebrais , sacro iliaca e costovertebral) e tb outtras grandes articulacoes como quadris e ombros.

2)* Dor lombar : de inicio gradual associada a rigidez que se irradia frequentemente às nadegas e parte posterior da coxa ( tipo ciatica)

* Dor torácica: quando afeta as articulacoes costovertebrais provocam dor que aumenta de intensidade com a respiracao profunda.

*Irite: uveite anterior unilateral

3)A espondilite anquilosante nao tem cura, o tratamento tem como objetivo melhorar a sintomatologia dos pacientes e tem 3 pilares: MEDICAMENTOSO (AINES, relaxantes musculares, Sulfasalazina)
CIRURGICO (substituicao da articulacao do quaddril)
FISIOTERAPIA ( o tecido fibroso que é continuamente depositado como resultado de uma grande inflamacao e a fisioterapia regular molda tal tecido ao longo das linhas de pressao que nao restringem os movimentos do paciente)

YRIS R. GARCIA VASQUEZ disse...

NO PACIENTE DO CASO CLINICO : DISTURBIO DO EQUILÍBRIO ÁCIDO BÁSICO, JÁ VIMOS QUE TEM UM pH ELEVADO, FALANDO A FAVOR DUMA ACIDOSE , O SEGUNDO PASO É VER QUAL É O TIPO, PARA ISO TEMOS QUE VER O VALOR DA PaCO2, O QUAL SE ENCONTRA ELEVADO: 32mEq/l, SENDO O VALOR NORMAL DE 22 ATÉ 26 mEq/l, CONCLUINDO ENTÃO QUE SE TRATA DUMA ACIDOSE RESPIRATÓRIA.

YRIS R. GARCIA VASQUEZ disse...

TRATAMENTO DO CASO CLINICO DE DISTURBIO ACIDO-BÁSICO:
O PRIMEIRO MECANISMO QUE FAZ O ORGANISMO PARA COMPENSAR ESE DISTURBIO DE ACIDOSE RESPIRATÓRIA É A RETENÇÃO RENAL DE BICARBONATO, PORÉM O SUPORTE VENTILATÓRIO MECÂNICO, NÃO INVASIVO E INVASIVO DE MODO GERAL,É NECESSÁRIO NAS EXACERBAÇÕES AGUDAS DE DPOC COM HIPOXEMIA GRAVE E/OU HIPERCAPNIA COM ACIDEMIA, QUE NÃO RESPONDEJM ÀS MEDIDAS HABITUAIS.
A INDICAÇÃO DO SUPORTE VENTILATÓRIO INVASIVO É PRIMARIAMENTE, CLINICA E O MAIOR DETERMINANTE É O NÍVEL DE CONSCIÊNCIA DO PACIENTE, NÃO EXISTINDO QUALQUER VALOR ABSOLUTO DE pCO2 OU pH QUE O INDIQUE.

Anônimo disse...

Carlos Enrique.
1.-Esqueletico axial,sacroiliacas e regiao lombar da coluna vertebral.
2.-Dor lombar com mais de 3 meses,que melhora com o exercicio e nao é aliviado pelo repouso.
Limitacao da coluna lombar.
3.-AINES como tratamento standar e corticoide se atinge articulacoes perifericas.

BETTY MELENDEZ ZURITA disse...

COMENTARIO DA QUESTÃO N0!-1;
é um tipo de inflamação dos tecidos conectivos, que por por vez é responsável por uma inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões. A doença não possui cura, mas com tratamento precoce pode ser bem tolerada.

QUESTÃO N0.2
Os principais sinais e sintomas são: dor lombar, predominatemente noturna; artrite periférica; talalgia; dorsalgia; cervicalgia; costalgia; uveíte; insuficiência aórtica, BAV ou bloqueio de ramo; pneumopatia apical; nefropatia.

Uveíte anterior em 25%, em qualquer época, geralmente unilateral e de início agudo. Comprometimento cardiovascular é raro (aortite ascendente, insuficiência valvular aórtica, defeitos de condução, cardiomegalia e pericardite) e pode ser assintomático. Pneumopatias também são raras e de aparecimento tardio (fibrose apical, bilateral, podendo tornar-se cística) pode ocorrer infecção por Aspergillus. Acometimento neurológico ocorre por fraturas ou instabilidade vertebral, compressão ou inflamação. Luxação ou sub-luxação atlanto-axial, atlanto-occiptal e subluxação cranial do odontóide.

QUESTÃO N03.
O tratamento se baseia em medicação, cirurgia e fisioterapia. apesar de que é bastante importante um bom acompanhamento medico já que em alguns dos casos o que prejudica ainda mais a doença é o aspecto psicologico do paciente uma vez que pode trazer vários agravamentos pela própria conformidade em não a aceitar, já que a postura e as suas limitaçoes não sao visiveis e vai debilitando lentamente.

Anônimo disse...

Valterdes Silva Nogueira Hoyos
1-A principal articulacao comprometida é a sacroiliaca
2-a)Sinais:(critérios radiográficos:
• Sacroiliíte bilateral, grau 2, 3 ou 4;
• Sacroiliíte unilateral, grau 3 ou 4.
b)Sintomas:
*Dor lombar com mais de três meses de duração que melhora com o exercício e não é aliviada pelo repouso;
* Limitação da coluna lombar nos planos frontal e sagital;
*Expansibilidade torácica diminuída (corrigida
para idade e sexo).

3-Os medicamentos mais utilizados sao os antiinflamatórios não hormonais (AINH) ou antiinflamatórios
COX-2.

Anônimo disse...

Valterdes

1-a principal manifestação extra-articular esperada é a iridociclite;
2-Por causar inflamacao do Iris
3-A iridociclite é tratada com um colírio ou uma pomada de corticosteróide e com medicamentos que dilatam a pupila. Ocasionalmente, a cirurgia ocular é necessária.

Anônimo disse...

Valterdes

1-a principal manifestação extra-articular esperada é a iridociclite;
2-Por causar inflamacao do Iris
3-A iridociclite é tratada com um colírio ou uma pomada de corticosteróide e com medicamentos que dilatam a pupila. Ocasionalmente, a cirurgia ocular é necessária.

PAULO SCORSATTO BATISTA disse...

PERGUNTE 2 SOBRE A ESPONDILITE...

RESPOSTA 1- A principal articulaçao é a sacroiliaco
RESPOSTA 2- Sinais:
limitaçao lombar, por critérios radiologicos
Sintomas:
Dor lombar com aumento de intensidade na fase aguda e fica mais amena posterior a essa fase
E inflamaçao nas articulaçoes, principalmente entre as costelas podendo ocasionar dor retro external.
RESPOSTA 3- QUANTO AO TRATAMENTO.
Nao há cura para a espondilite, embora a doença tenda a ser menos ativa conforme a idade avança, o tratamento deve durar para toda vida. o tratamento engloba o uso de medicamentos, fisioterapia, correçao postural,e exercicio que deve ser adaptado a cada paciente.
PAULO SCORSATTO BATISTA

Alfredo D. Landeau Bobadilla disse...

Questão 2-ESPONDILITE ANQUILOSANTE:

1-) A principal articulação acometida é a sacro-ilíaca,logo a região lombar da coluna vertebral.

2-)Os sintomas mais característicos são a dor lombar com mais de 3 meses de duração que não melhora com o repouso,mas sim com o exercício físico,limitação da coluna lombar e expansibilidade torácica diminuida.
Sinais radiográficos: Sacroiliíte bilateral grau 2,3 e 4 e Sacroiliíte grau 3 e 4.

3-) As medicações mais indicadas são os Antiinflamatórios Não Hormonais (AINES) e os Antiinflamatórios COX-2.

Anônimo disse...

Sacroiliacas e coluna vertebral.
Dor lombar pela noite artrite periférica,uveite,acometimento neurologico por fraturas ou instabilidade vertebral.
tratamento com analgésico,antinflamatório não esteróides.